quarta-feira, 4 de junho de 2008

Beach Boys

Como prometido anteriormente, o post dos beach boys.

O Beach Boys foi criado em 61 pelos irmãos Wilson (Brian, Carl e Dennis), pelo primo Mike Love e pelo amigo Al Jardine.

Influenciados pelo R&B, Rock 'n' roll e pelas vocalizações da música romântica americana (algo bem próximo ao que os Beatles já faziam na época), sempre adicionando um grande tempero pop. Suas letras visavam o público jovem, falando de casos de amor, surf e carros.

Originalmente com o nome de "The Pendletones" (a mudança foi decisão de um promotor da gravadora) eles são contratados pela Capital Records e lançam seu primeiro disco: "Surfin' Safari".

No Final de do ano 1964, Brian sofre um ataque de pânico durante um vôo de avião e deixa a turnê. Decide se afastar da banda, focando seus esforços em composições cada vez mais elaboradas.

Os trabalhos da banda começam a se sofisticar e pender cada vez mais para um tipo de experimentalismo musical, dando preferencia cada vez mais a trabalhos de teclados em vez de guitarras, percussão em vez de bateria. Os discos dos Beach Boys tornam-se palco para a inventividade e perfeccionismo de Brian, que chegava a contratar musicos de estúdio para gravar os discos em vez dos própios Beach Boys.

A banda atinge seu pico criativo (por "banda" refiro-me a Brian) em 66 com o lançamento do mais do que aclamado "Pet Sounds". O Albúm é considerado um marco na era do rock, tendo influenciado deus e o mundo, incluindo até mesmo os Beatles (Paul McCartney sempre fez questão de dizer que "God only Knows" era sua música favorita).Muito embora aclamado pela crítica, não fez grande sucesso comercial, tendo vendas moderas.

Em 67 começa a ser preparado o próximo album dos beach boys: "Smile".Também é nessa época que os problemas de Brian começam a aparecer. O compositor passa a abusar de drogas cada vez mais pesadas e a se isolar em sua mansão, chegando a passar semanas inteiras na cama compondo, sofrendo de depressão e paranóia. Diagnosticado esquizofrênico, Brian começa a fantasiar uma "disputa" musical entre os beach boys e os beatles, passando a exigir cada vez mais de si mesmo na tentativa de superar os fab four. Pressionado pelas magras vendas de "Pet Sounds", pela insatisfação dos outros membros da banda devido aos novos rumos musicais, bem distantes do estilo "fun in the sun" como era chamado, pelos problemas com a gravadora e pelos própios delírios, as aparições de Brian começam a se tornar cada vez mais erráticas, assim como sua participação musical, chegando a deixar projetos de discos incompletos durante anos.

Nos anos que seguem, os outros membros dos beach boys ensaiam uma retomada ao estilo que os consagrou, alguns até mesmo se esforçando para produzir novas composições. Embora suas apresentações continuassem a esgotar ingressos, por sempre terem mantido em foco as composições mais antigas, os novos cds passaram a amargas vendas.

O Beach Boys começam a desaparecer da cena musical, marcando presença cada vez mais eventual nos Top Charts, mesmo com a tímida volta de Brian. No final dos anos 70 morre Dennis Wilson, e em 1998 o irmão Carl Wilson. Nesse ínterim os membros da banda estiveram envolvidos quase que completamente com questão judiciais. Nos dias atuais os Beach Boys remanescentes, com exceção de Brian, fazem eventuais turnês na américa, nunca tendo readiquirido a evidência de antes.

Em função da extensa discografia, fica aqui uma coletânia bastante abrangente, pegando o principal período, que vai de 61 a 69, embora os rapazes tenham lançado alguns poucos novos cds até 1996.




20 Goldem Greats



Nenhum comentário: