domingo, 15 de junho de 2008

Emerson, Lake and Palmer

Dando continuidade ao som progressivo, trago pois, outro gigante do estilo, o Emerson Lake and Palmer.


Em idos da década de 70, começavam a surgir, principalmente na Inglaterra, os chamados "power trios"; Bandas formadas por baixo, bateria e guitarra simplismente (em contraste com a habitual formação dos '60, geralmente com duas guitarras) . Eis que partindo de uma banda extremamente experimentativa (o "Nice"), Keith Emerson (órgão, piano e moog) funda o ELP junto com Greg Lake (baixo, voz e eventualmente violão) e Carl Palmer (bateria). Originalmente, ninguem menos do que Jimi Hendrix se juntaria a banda, mas o gênio negro faleceu antes disso ser possível. Sem problemas, ficou ELP mesmo, que já começava inovando, tendo ao invés de uma guitarra elétrica como astro principal; Hammonds, pianos e Moogs.

Aqui cabe inclusive uma pequena passagem histórica sobre a criação do Moog, visto que esta, está diretamente ligada ao ELP. Idealizado pelo Dr. Robert Moog, em parceria com Keith Emerson, o Moog foi o protótipo dos sintetizadores como os conhecemos. A idéia de executar sons de variados instrumentos através das teclas de um piano já vinha sendo desenvolvida a alguns anos com o chamado Mellotron; Entretanto este se baseava na gravação dos sons de, por exemplo, uma flauta em uma fita cassete, e que eram executados "alive" quando pressionadas as teclas; Sendo assim tão rudimentar, gerava enormes problemas, principalmente ao serem transportados devido a turnês.

O Moog veio como uma evolução do mellotron, na medida em que além de não usar fitas cassetes, supostamente ainda poderia reproduzir sons de diversos instrumentos. Mas a verdade é que no som do moog não havia fidelidade a qualquer instrumento conhecido; Sem saber, o Dr. Robert Moog criou um novo instrumento, o sintetizador. Originalmente o Moog era um trambolho; um aparelho gigante e dificílimo de usar; Pra piorar: Monofônico (só executava uma nota por vez, sendo usado quase exclusivamente para solos). Pela sua dificuldade foi muito pouco usado no rock; Como usuários habituais destacam-se Keith Emerson, Rick Wakeman e mais alguns poucos tecladistas de rock progressivo.

É verdade que a "não-fidelidade" sonora do moog tinha o dedinho de Keith Emerson, que tinha uma queda por sons estranhos; Por isso mesmo é comum se dizer que o moog foi criado "para" Keith Emerson, tendo sido o ELP o primeiro grupo a fazer uso dele em discos e apresentações.


Bem, começemos a resenha...

O Emerson, Lake and Palmer foi criado em 1970.Seu nome quase foi Hendrix, Emerson, Lake, and Palmer (ou HELP). Em 1969, Keith Emerson estava tocando com os The Nice, e Greg Lake estava tocando com o King Crimson. Após tocarem nos mesmos concertos algumas vezes, os dois tentaram trabalhar em conjunto, mas perceberam que seus estilos não eram compatíveis, mas sim complementares. Eles desejavam se tornar uma banda composta por teclado, baixo e bateria, algo que nunca havia sido feito ateriormente, mas sentiram que era algo utópico, e então saíram a procura de um baterista. Antes de confirmar Carl Palmer na banda, Mitch Mitchell (do The Jimi Hendrix Experience) foi contactado. Ele não se interessou mas passou a idéia para Jimi Hendrix. Hendrix, cansado de sua banda e querendo experimentar idéias diferentes, expressou interesse em tocar com o grupo. Por conflitos nas agendas dos músicos isso não foi possível inicialmente, mas o plano era unir Hendrix no Isle of Wight Festival (em 1970). Infelizmente Hendrix faleceu, reduzindo a banda à Emerson, Lake and Palmer.

Os primeiros quatro anos foram muito férteis em criatividade. Lake produziu os primeiros seis álbuns da banda, começando por Emerson, Lake and Palmer (álbum) em 1970, que continha o hit Lucky Man. Tarkus (de 1971), foi o primeiro álbum conceitual de sucesso da banda, descrito como uma história de evolução reversa. A gravação ao vivo de 1971 da interpretação da obra de Modest Mussorgsky Pictures at an Exhibition foi um sucesso, o que contribuiu para a popularidade da banda. O álbum de 1972 Trilogy continha o single mais vendido da banda, From the Beginning.
No final de 1973, o álbum Brain Salad Surgery foi lançado, se tornando o álbum de estúdio mais famoso da banda. As letras foram parcialmente escritas por Peter Sinfield, que foi o criador do conceito King Crimson e único letrista em seus primeiros quatro álbuns. As subsequentes turnês mundiais foram documentadas em uma gravação ao vivo tripla, intitulada Welcome Back my Friends to the Show that Never Ends.
O ELP parou por três anos para reinventar sua música, mas perdeu contato com a cena musical em transição. Fizeram turnês pelos Estados Unidos e Canadá em 1977 e 1978, para manter o contato direto com seu público. Mas com a expansão dos movimentos disco, punk e new wave, a banda não conseguiu mais se manter como inovadores da música. Eles terminaram a banda por conflitos pessoais.

Em 1985, Emerson e Lake formaram outro ELP, desta vez com o baterista de heavy metal Cozy Powell. Palmer não aceitou participar da reunião, preferindo se manter com o Asia. Rumores também ligavam Bill Bruford à nova formação, mas o ex-baterista do Yes estava com o King Crimson e seu novo grupo Earthworks. Emerson, Lake & Powell teve sucesso razoável, com o single Touch and Go gerando espaço nas rádios e na MTV. Apesar disso, a tensão já antiga entre Lake e Emerson resurgiu na turnê de 1986. Emerson e Palmer posteriormente se uniram a Robert Berry para formar a banda 3, que não nunca obteve sucesso.

Aqui estão as duas maiores pérolas criadas pelo ELP, discos que com certeza se encontram entre os melhores da história do gênero progressivo, o primeiro é o Trilogy, album de 1972 que conta com "From the Beginning" o single mais comercial do ELP, é um album em que os 3 músicos esbanjam talento e que contou com a colaboração de Aaron Copland na faixa "Hoedown", já o Brain Salad Surgery, para muitos é o melhor album da banda, a faixa mais conhecida é "Karn Evil 9 - 1st Impression, Part 2" (famosa pelo bordão Welcome back my friends to the show that never ends...). "Karn Evil 9" como um todo teve que ser originalmente dividida nos lados A e B do álbum. O CD estadunidense também dividia a faixa, mas lançamentos posteriores apresentavam a obra em uma só faixa. As letras foram co-escritas por Greg Lake e seu companheiro e ex-membro do King Crimson Peter Sinfield. Na faixa instrumental "Toccata", baseada no primeiro concerto para piano de Alberto Ginastera, efeitos especiais de sintetizador foram produzidos não por Keith Emerson mas por Carl Palmer, usando a técnica recém desenvolvida de sintetizadores de bateria. Ginastera aparentemente não ligou para a utilização de sua obra pela banda, nem cobrou seus direitos autorais. Pelo contrário, o compositor gostou da nova versão.
A capa do album foi desenhada por H. R. Giger.


Trilogy

Brain Salad Surgery



Nenhum comentário: